terça-feira, 22 de março de 2011
A CONQUISTA DO ESPAÇO
quarta-feira, 2 de março de 2011
COBRINDO-SE IDEIAS
Idéia central e argumentos
Em sua aclamada e vendedora de milhões de cópias ao redor do mundo, de Bono nos apresenta a técnica dos seis chapéus e também o conceito de pensamento paralelo, criados com o propósito de simplificar o raciocínio por permitir que o pensandor trabalhe com um aspecto psicológico de cada vez.
Cada um dos chapéus tem uma cor e um significado diferente. Eles representam o ângulo ou ponto de vista que deverá ser utilizado em determinado momento na abordagem do problema em questão. O termo “chapéu” foi escolhido por ser de fácil visualização o ato de retirar um chapéu e colocar outro, assumindo cda vez um diferente modo de pensar.
O livro é dividido em 43 capítulos e também em seis grandes divisões, uma para cada chapéu. O chapéu branco é usado para fatos e dados brutos; o vermelho para sentimentos e intuição; o preto para problemas e ameaças; o amarelo para pensamento construtivo; o verde para criatividade e o azul para controle e direção.
Exemplos e estudos de caso
Ao longo da leitura o autor mostra exemplos de várias situações comumente encontradas em reuniões e processos de tomada de decisão, e como a aplicação da técnica facilita o fluxo de idéias e estimula a expressão individual através da impessoalidade do “uso” alternado dos chapéus.
A utilização desta técnica promove a aplicação de outro conceito criado por de Bono, chamado pensamento paralelo. Consiste em mostrar todos os ângulos de um problema/assunto aos participantes, e estes discutirão o assunto um “lado” de por vez, utilizando todos os chapéus. Assim o problema é “quebrado” em segmentos menores e específicos, permitindo a organização do uso das diferentes facetas da mente.
De acordo com o autor, a técnica dos seis chapéus é utilizada em várias empresas ao redor do mundo, incluindo IBM, NASA, Shell, Fedex e outras, além de governos, órgãos oficiais e diversas instituições. Segundo de Bono, este método pode ser a mais importante mudança no pensamento humano ocorrida nos últimos 2300 anos.
Pontos de destaque
Tendo ouvido falar do método anteriormente mas desconhecendo-o completamente até então, me surpreendeu o fato de ser tão simples e de apresentar um potencial tão grande ao mesmo tempo. Quem já participou de uma reunião em grupo, seja no trabalho, na faculdade ou em família, sabe o quanto é fácil se perder dos objetivos iniciais e se envolver em discussões completamente alheias ao foco do problema. Recomendo bastante a leitura do livro e também a aplicação prática da técnica.