Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de março de 2011

COBRINDO-SE IDEIAS

Em “Six thinking hats” Edward de Bono apresenta a técnica de mesmo nome que promete maximizar a eficênica de reuniões e sessões de brainstorming, reduzindo o tempo investido, eliminando discussões infrutíferas e direcionando o foco de todos os envolvidos na produção de novas idéias e soluções para os desafios do dia-a-dia.


Idéia central e argumentos

Em sua aclamada e vendedora de milhões de cópias ao redor do mundo, de Bono nos apresenta a técnica dos seis chapéus e também o conceito de pensamento paralelo, criados com o propósito de simplificar o raciocínio por permitir que o pensandor trabalhe com um aspecto psicológico de cada vez.

Cada um dos chapéus tem uma cor e um significado diferente. Eles representam o ângulo ou ponto de vista que deverá ser utilizado em determinado momento na abordagem do problema em questão. O termo “chapéu” foi escolhido por ser de fácil visualização o ato de retirar um chapéu e colocar outro, assumindo cda vez um diferente modo de pensar.

O livro é dividido em 43 capítulos e também em seis grandes divisões, uma para cada chapéu. O chapéu branco é usado para fatos e dados brutos; o vermelho para sentimentos e intuição; o preto para problemas e ameaças; o amarelo para pensamento construtivo; o verde para criatividade e o azul para controle e direção.


Exemplos e estudos de caso

Ao longo da leitura o autor mostra exemplos de várias situações comumente encontradas em reuniões e processos de tomada de decisão, e como a aplicação da técnica facilita o fluxo de idéias e estimula a expressão individual através da impessoalidade do “uso” alternado dos chapéus.

A utilização desta técnica promove a aplicação de outro conceito criado por de Bono, chamado pensamento paralelo. Consiste em mostrar todos os ângulos de um problema/assunto aos participantes, e estes discutirão o assunto um “lado” de por vez, utilizando todos os chapéus. Assim o problema é “quebrado” em segmentos menores e específicos, permitindo a organização do uso das diferentes facetas da mente.

De acordo com o autor, a técnica dos seis chapéus é utilizada em várias empresas ao redor do mundo, incluindo IBM, NASA, Shell, Fedex e outras, além de governos, órgãos oficiais e diversas instituições. Segundo de Bono, este método pode ser a mais importante mudança no pensamento humano ocorrida nos últimos 2300 anos.


Pontos de destaque

Tendo ouvido falar do método anteriormente mas desconhecendo-o completamente até então, me surpreendeu o fato de ser tão simples e de apresentar um potencial tão grande ao mesmo tempo. Quem já participou de uma reunião em grupo, seja no trabalho, na faculdade ou em família, sabe o quanto é fácil se perder dos objetivos iniciais e se envolver em discussões completamente alheias ao foco do problema. Recomendo bastante a leitura do livro e também a aplicação prática da técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário