Powered By Blogger

domingo, 2 de maio de 2010

Presentation Zen Design; Garr Reynolds


Mais uma excelente obra de Reynolds. Seu primeiro livro fez tanto sucesso (vendeu centenas de milhares de cópias em mais de 30 línguas) que dessa vez ele traz conceitos e idéias para serem aplicados especificamente na elaboração de slides. Assim como seu antecessor, é um livro muito bem explicado, de fácil leitura e compleatmente voltado para leigos como eu. Lançado este ano, ja vendeu tantas cópias que já está disponível no Amazon para pré-venda a próxima obra do autor, um DVD onde ele ensina como produzir e apresentar melhores performances em apresentações.
O livro traz dicas que todo não-deisgner já se deseperou para conseguir e até então não tinha encontrado (meu caso): qual tipologia é a mais adequada, que cor utilizar, o uso do espaço em branco, a utilização de imagens e como trabalha-las de modo a aprimorar sua beleza e relevância, e finalmente como balancear tudo isso no slide de modo a criar ordenação, hierarquia e equilíbrio visual.
Acho muito interessante a maneira com que o autor relaciona os princípios da filosofia Zen com os princípios do design. Além de tornar a leitura mais prazerosa e cuturalmente mais rica, nos ajuda a compreender a verdadeira função do design, que é a de harmonizar. Como o autor afirma, design não é enfeite. Na verdade, o bom design é aquele que não aparece. Enfim, é o tipo de leitura que deveria ter aparecido na minha vida anos atrás ainda no início da faculdade. Teria ajudado e facilitado muito a minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário