
Mais uma excelente obra de Reynolds. Seu primeiro livro fez tanto sucesso (vendeu centenas de milhares de cópias em mais de 30 línguas) que dessa vez ele traz conceitos e idéias para serem aplicados especificamente na elaboração de slides. Assim como seu antecessor, é um livro muito bem explicado, de fácil leitura e compleatmente voltado para leigos como eu. Lançado este ano, ja vendeu tantas cópias que já está disponível no Amazon para pré-venda a próxima obra do autor, um DVD onde ele ensina como produzir e apresentar melhores performances em apresentações.
O livro traz dicas que todo não-deisgner já se deseperou para conseguir e até então não tinha encontrado (meu caso): qual tipologia é a mais adequada, que cor utilizar, o uso do espaço em branco, a utilização de imagens e como trabalha-las de modo a aprimorar sua beleza e relevância, e finalmente como balancear tudo isso no slide de modo a criar ordenação, hierarquia e equilíbrio visual.
Acho muito interessante a maneira com que o autor relaciona os princípios da filosofia Zen com os princípios do design. Além de tornar a leitura mais prazerosa e cuturalmente mais rica, nos ajuda a compreender a verdadeira função do design, que é a de harmonizar. Como o autor afirma, design não é enfeite. Na verdade, o bom design é aquele que não aparece. Enfim, é o tipo de leitura que deveria ter aparecido na minha vida anos atrás ainda no início da faculdade. Teria ajudado e facilitado muito a minha vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário