quinta-feira, 17 de junho de 2010

ADMAP June 2010

O tema desta edição é “destination marketing”, e traz várias matérias sobre como diversas cidades e até mesmo países estão trabalhando sua imagem de forma a tornarem-se mais atraentes a turistas e investidores. De acordo com o relatório elaborado pelo ‘The Communication Group’ chamado ‘The power of Destinations and Cities: the Destination Identity’, é possível identificar as características de maior apelo de um determinado destino, por exemplo, ter uma economia forte; um clima agradável; a receptividade das pessoas locais; cultura e lazer; arquitetura local e força de trabalho qualificada.

Algumas das dicas para ma estratégia de destination marketing bem sucedida são: pensar como uma marca devotada a um posicionamento holístico; desenvolver uma história que contenha uma mensagem distinta e envolvente emotivamente; diferenciar-se o máximo possível; usar embaixadores da marca, assegurando-se que ela penetre no maior número de canais possível.

Outras matérias trazem exemplos de como grandes eventos podem beneficiar as nações que os hospedam. Um excelente exemplo é o caso de Barcelona, uma cidade que até os anos 80 era vista como velha e decadente e que após as Olimpíadas de 92 sofreu um impulso cultural e financeiro muito forte, tornando-se hoje uma das mais vibrantes cidades do mundo. Outro exemplo é como a África do Sul poderá usar a herança da Copa do Mundo desse ano para reposicionar sua imagem ao mundo, assim como Vancouver e próprio Canadá como um todo fizeram através das Olimpíadas de Inverno neste ano.

Um caso interessante a ser estudado foi a estratégia inovadora e criativa que a Austrália utilizou para incentivar o turismo local. Numa iniciativa totalmente integrada, envolvendo publicidade, social media e reality show, eles resolveram promover a beleza da Grande Barreira de Corais através da campanha ‘The best job in the world’, onde pessoas do mundo todo podiam se inscrever para uma vaga de residente-conservador de uma paradisíaca ilha do litoral australiano. A campanha provocou enorme interesse e repercussão no mundo todo, gerando uma imensa quantidade de RP e superando em muito todos os objetivos estratégicos pré-estabelecidos.

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