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quinta-feira, 8 de abril de 2010

The APG Creative Strategy Awards 2007


Coletânea dos trabalhos submetidos ao Prêmio de Estratégia Criatia do Grupo de Planejamento que foram premiadas no ano de 2007. Aparentemente esta é a versão mais recente da edição (talvez até do prêmio), já que ganhei o livro da própria APG no primeiro dia do curso Network Trainning que estou fazendo por lá.
Em resumo, é a nata do planejamento estratégico da publicidade britânica daquele ano. E não é difícil entender porque, já que está recheado de pensamento profundamente criativo e soluções inovadoras baseadas no uso inteligente de pesquisa (o chamado 'consumer insight').
Na minha opinião merece destque o trabalho da AMV BBDO para o Sainsbury's (planner premiado: Craig Mawdsley, que tive o prazer de ouvir no primeiro dia do Net Trainning). Na busca por uma melhor interpretação dos objetivos econômicos do cliente encontrou a fórmula para o sucesso da comunicação com o 'Try something new today'.
Outro artigo exemplar é o trabalho de Tania Forester pela TBWA/London para o McDonald's, onde a conscientização de que encarar de frente o problema da percepção negativa em relação à comida 'fast food' levou a um conciso plano de ação detalhadamente sincronizado elaborado para retomar a confiança das mães e seus filhos que sempre foram o principal cliente da rede. Um verdadeira obra-prima do planejamento estratégico.
O artigo a respeito do trabalho da Wieden+Kennedy Amsterdam para a Coca-Cola é interessante pelo exemplo de como se orquestra uma campanha global mas com diferentes execuções produzidas localmente, sempre seguindo o mesmo objetivo numa descentralizada porém concisa estratégia de comunicação.
Por fim destaco o trabalho novamente da Wieden+Kennedy Amsterdam (planners premiados: Dave Cobban e Adam Collins). Através de uma característica do produto somada a um consumer insight criou uma campanha que celebra exatamente o oposto daquilo que a marca representa: o sabor da derrota. Faz isso de uma brilhante e bastante emotiva (a trilha sonora é de mexer com os nervos), tudo isso sem perder a relação com a identidade da marca. O resultado foi um bonito e emocionante trabalho criativo (vale a pena conferir no youtube: Nike Air Max A little less hurt).
Se eu fosse professor de um curso de publicidade esses seriam os trabalhos que certamente eu traria para classe, pois definitivamente eles são verdadeiras aulas de como se fazer planejamento que traz relevância e originalidade à propaganda. Todos os outros trabalhos apresentados são também casos premiados, soluções inteligentes, criativas e inspiradoras. Recomendo e muito a leitura do livro todo.

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