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O livro é um excelente texto a respeito de como fazer idéias "pegarem". É o resultado de um detalhado estudo sobre idéias/histórias que "pegaram", ou seja, que foram interessantes o suficiente para convencer e garantir sua multiplicação através do boca-a-boca sem necessidade de nenhum 'esforço de mídia'. Mostra o que essas histórias têm em comum e principalmente como aplicar os princípios da "pegabilidade" (stickyness) a outras idéias. Ou seja, é um manual de sobrevivência para o publicitário, muitíssimo relevante e também esclarecedor por sinal.
"Pegajoso" (sticky) = compreensível, memorável e efetivo ao mudar o modo de pensar e também o comportamento. De acordo com os autores, uma idéia para ser pegajosa deve conter os seguintes elementos:
SIMPLES: deve ser clara, concisa e curta, e ainda assim conter um significado maior dentro de si. Os provérbios e ditos populares ('dia de muito é véspera de pouco') são os melhores exemplos de como construir algo nesse sentido com maestria.
INESPERADO: a grande surpresa, que deve ser interessante para captar e manter a atenção.
CONCRETO: fatos e detalhes que ajudam o entendimento e a memorização. Abstração tem o efeito oposto.
CRÍVEL: elementos que ajudam as pessoas a acreditar na história, como a citação a alguma autoridade externa (especialista, celebridade, etc) ou interna (estatística, o 'teste Sinatra', credenciais), entre outros.
EMOCIONAL: ajuda as pessoas a se importarem. O 'princípio de Madre Tereza', o poder da associação, o apelo ao auto-interesse, o apelo à identidade.
ESTÓRIAS: são simulações que dizem/mostram às pessoas como agir. São também inspiração que dão energia às pessoas para agir.
Existe também o que os autores chamam de MALDIÇÃO DO SABER ('the curse of knowledge'), que nos atrapalha e muito a construir uma história pegajosa. É a condição em que nos encontramos quando conhecemos algo tão bem que torna-se natural para nós, e nos faz esquecer de como é não saber sobre aquilo. É o principal motivo que nos impede de articular nossas idéias e histórias de maneira que convença e conquiste as pessoas, e devemos treinar muito para aprender como contornar essa maldição.
O livro é recheado de exemplos que põem em prática as técnicas, que são explicadas de uma a uma em diferentes capítulos. Ao fim do livro encontramos também um resumo para referências que na minha opinião é de muitíssima utilidade.
Uma excelente leitura. É um daqueles livros que a gente lê e pensa "porque eu não li esse livro antes?". Altamente recomendável para todos os contadores de histórias (publicitários, jornalistas, seres humanos em geral...) e principalmente para os que estão no ramo de engenharia social, também conhecido como agente de mudança de comportamento de massa ou mais simplesmente planejador de propaganda.
Oba! Mais um blogueiro.
ResponderExcluirGostei da tua ideia!
Dá vontade de ler todos.
Saudade Drico!
:D