Powered By Blogger

terça-feira, 13 de abril de 2010

Presentation Zen; Garr Reynolds


Este é o primeiro e melhor livro sobre apresentações que já li. É um daqueles livros que já pela metade te dá inspiração para levantar a cabeça e mergulhar no trabalho. Como o próprio autor explica, não é um livro sobre Zen, mas sim como os princípios de beleza, simplicidade e clareza podem (e devem) ser importados do Zen e aplicados à arte das apresentações, não como um método mas sim como uma forma de abordagem.
O autor começa afirmando que uma apresentação não necessita obrigatoriamente de um apoio visual como o Powerpoint (coisa que meu professor do mestrado Bruce Sinclair vivia repetindo para nós) embora hoje em dia isso seja tão comum que a simples idéia de fazer uma apresentação sem o uso de slides parece um erro grave.
Ele divide a criação de uma apresentação em 3 fases: preparação, design e entrega. A primeira é a mais importante de todas. É onde o apresentador vai definir o conteúdo de sua fala. Simplicidade e clareza são essenciais. Se sua audiência tiver que lembrar de uma só coisa de sua apresentação, o que deverá ser? O foco de sua fala deve ser aquilo que é mais importante. O seu conhecimento a respeito do assunto também deve ser ser excepcional. O teste do elevador: imagine que você preparou uma apresentação muito importante para sua carreir, e quando chega a seu chefe ele diz que infelizmente não tem tempo e que vc deve apresentar a idéia enquanto caminham até o carro dele. O você diria nesses poucos minutos? Essa é sua idéia principal que deve ser o foco da apresentação. Tudo isso parece muito óbvio, mas o autor explica de uma forma engajadora e recheia com exemplos e dicas para melhorar cada um desses aspectos.
Ele também passa várias dicas de como elaborar os slides (design) de forma simples e bela. A força de um visual relevante sobre tópicos escritos (bullet points) e mostra vários exemplos de slides antes e depois. Por fim dá também exemplos e dicas de como apresentar (deliver) sua apresentação, de como criar conexão com a audiência e também fala sobre a 'arte de estar completamente presente'.
Gostei muito da leitura e certamente vou procurar pesquisar mais sobre o assuntoe também sobre o autor. Inclusive pretendo em breve lançar um novo projeto de elaborar uma pequena apresentação de slides para cada resenha que escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário