Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de abril de 2010

The Paypal wars; Eric M. Jackson


O motivo pelo qual me interessei em ler a história do Paypal foi, além de ser um ávido usuário dessa prática ferramenta, foi também a matéria publicada na Wired sobre o futuro das transações financeiras e como as transferências online estão remodelando esse mercado para sempre.
De fato umas das ambições dos fundadores era justamente conseguir dar às pessoas o poder de decidir os rumos de sua própria moeda, protegendo-as assim de governos incompetentes e/ou corruptos. O autor inclusive dedica um subcapítulo inteiro a descrever como o Paypal poderia ter ajudado o povo argentino durante sua crise econômica no ano 2000 caso já estivesse disponível internacionalment enaquela época.
O autor do livro foi também um dos primeiros funcionários da empresa e narra a história do seu ponto de vista, mas sem se colocar como personagem principal, sendo muito feliz nesse aspecto - o livro conta a história do Paypal e não a história dele dentro da empresa. No entanto, na minha opinião como publicitário, o autor poderia dar mais detalhes a respeito de algumas decisões estratégicas que foram tomadas, já que Eric Jackson era o principal responsável pelo Marketing da companhia.
A história descreve muito bem (e num excelente contexto) algumas das verdades que ouvimos falar tão repetidamente nos livros de business deste novo século, como por exemplo o poder que o consumidor digital tem de não aceitar decisões unilaterais por parte das empresas e reagir contra isso, muitas vezes punindo a empresa em questão. O livro é recheado com casos onde o Ebay tentou "empurrar" novos comportamentos aos seus usuários (como a adoção frustrada do Billpoint) e viu sua reputação manchada e ainda por cima ajudou a reforçar a aceitação do Paypal.
Descreve também o gradual crescimento viral de sua rede de usuários e como isso foi alcançado (este é também um dos pontos onde gostaria de ver mais detalhes), e além disso mostra também como a companhia se preocupou desde o início em captar pessoas jovens e talentosas ao invés de buscar gente com mais experiência.
De um modo geral gostei bastante da leitura. Encontrei vários paralelos com o livro "The Search" também sobre os gigantes da economia digital. Me ajudou a esclarecer alguns conceitos a respeito do mercado online que só conhecia em breve teoria, além de ser uma inspiradora história sobre empreendedorismo e visão estratégica inoadora.

Um comentário: